quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Saber o passado de alguém é importante?

Dizem que  aparte ruim do passado de qualquer um é bom esquecer, deixar pra lá, fingir que não aconteceu. Aliás, lembrar que aconteceu, mas deixar o sofrimento dessa parte ruim pra lá e ficar apenas com a lição boa desse aprendizado pro resto da vida. Para não se repetir o mesmo erro. Sei bem disso, pois uns costumavam dizer "errar é humano, persistir no erro é Débora", logo dá pra ver que já passei por isso algumas vezes. 
O passado não é feito para deixar pra trás. É tudo o que se viveu, são memórias... é a sua vida, tudo que você passou, tudo que vai contigo pro resto da vida até a sua morte. De fato, o passado é importante. Não devemos dar tanta importância para o que já aconteceu, pois se já aconteceu nada mudará seja bom ou ruim, mas o passado é o que faz o presente. É o que nos faz ser hoje.
Será que todas as pessoas que convivem com outras sabem seu passado? Suas histórias, seus problemas, suas lembranças, seus passeios, suas decepções, suas alegrias, seus abraços, seus amor... sua vida? Realmente, se já foi, não importa, mas ajuda a entender porque as pessoas são como são agora, hoje. Justifica atos, pensamentos e cria consequências.
Ainda sim, tem pessoas que querem deixar até as coisas boas pra lá, que vivem uma mentira. Pessoas que vivem uma mentira, que a cada dia começam uma nova vida, como se nada tivesse acontecido antes, esquecendo tudo e todos que passaram pela sua vida há meses atrás, apenas, e em um mês está com alguém jurando ser pra sempre, de novo, dizendo que ama e sua vida depende dessas pessoas. O que leva uma pessoa a ser assim? Não se deve viver de passado, mas também não se deve esquecê-lo. Afinal, se a pessoa viveu tantas mentiras e hoje está dizendo que ama alguém e jurando outro para sempre, o presente se tornará passado. e a pessoa nunca pensa que há outros envolvidos e nem todos vivem uma mentira. Nem todos deixam sentimentos guardados em uma caixinha de bloqueios vivendo apenas uma diversão. Alguns sentem de verdade. E o amor é tão grande que te ama sem ao menos te conhecer de verdade, sem saber como você vivia de verdade há meses atrás, anos. Uma pessoa que te ama assim, ama o seu ser de mentira. Você vive uma mentira.
E ainda tem coragem de dizer que o passado não é importante? Uma pessoa só consegue ser assim se sofreu no passado, logo, é tudo uma simples consequência do passado.
Não sinta falta do passado, pois ele não volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário