segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A hora de recomeçar.

Se acabou é porque existiu. Se terminou é porque começou. Se começou é porque houve sentimento. Se houve sentimento é porque eu te amei.
As vezes paro para pensar e fico preocupada. Vejo o tanto que "já sofri e sofro". São diversos assuntos, não digo apenas de amor, afinal, que adolescente nunca sofreu por amor? Quem nunca derramou uma lágrima por isso? Sentimento que não deveria fazer mal, porém acho que ninguém ao certo sabe o que realmente é o amor. Vamos vivendo com um sentimento muito forte dentro da gente que denominamos amor. Mas sempre vem alguém querendo te reanimar dizendo "se fulano te fez chorar, não é digno do seu amor". E se parar para pensar, não é mesmo. Se o amor é uma coisa linda de se viver, o que seria as lágrimas de tristeza ao redor dele?
Eu tenho apenas 16 anos, mas passei por um tempo que não desejo a ninguém. Uma experiência que foi uma lição de vida. De que vale o amor se não é amado? De que vale acreditar em palavras e não ver atos? Resultados? Ações? De que vale viver, viver, viver, descobrir que foi tudo uma mentira e querer continuar com isso? Mudar sua vida por alguém. Mudar sua vida por amor. Se tem uma coisa que aprendi é que palavras não provam nada. Elas são um nada se não acompanhadas de ações que as provam. Ações que mostram que podes confiar em alguém, que pode amar alguém. Depois que você tiver essa certeza, acredite, confie, viva. Mas se quer saber, não espere nada de ninguém. Melhor não esperar e se surpreender, do que esperar e se decepcionar, se arrepender.
Ao mesmo tempo que acho que sofri, escuto uma música que me faz refletir:
Eu tinha apenas 16 e achava que eu sabia demais 
Tudo o que eu tenha era um quarto e o dinheiro dos meus pais
E alguns amigos que cabiam numa mão 
(Era vazio aquele rio de solidão)

Sei que existem vários tipos de sofrimentos e perto de muitos, se decepcionar com alguém, se iludir com um amor, pode ser um nada, mas se te fez chorar, se te fez triste, considero um sofrimento. Será que é uma coisa tão banal? Será tudo um simples sofrimento adolescente que penso que aprendi demais, que agora serei mais madura e na verdade no futuro vou falar essa parte da letra de mim mesma? "Eu tinha apenas 16 e achava que eu sabia demais". Dá um medo. Dá um bloqueio. Vergonha de falar disso com alguém mais velho. Medo de saber que talvez essa possa ser a verdade, que tudo que sofri e sofro é na verdade tudo em vão, no fundo não é nada e que eu verei que se acho isso sofrimento, a vida ainda me apunhalará muito.
Sofremos porque achamos que é amor. E se achamos que é amor de verdade, queremos a pessoa amada, o amigo amado, o ser amado por perto. E se queremos mesmo por perto, fazemos de tudo por isso. Mudamos quem nós somos para a pessoa nos aceitar. Aos poucos percebemos que nossa mudança é tanta que aqueles que nos amam pelo que realmente somos, sem que precisássemos mudar, nos abandonam. A gente perde tudo, muda não só a gente, mas tudo por uma pessoa. Ainda se a pessoa faz todo esse seu esforço valer a pena, é um lucro. Mas já pensou que louco depois de dar sua vida por alguém, ela virar "vou sumir da sua vida" e sumir mesmo?
Ainda acho banal. Clichê. Um dia verei que é tudo besteira. Mas é uma besteira no futuro que dói no presente. Ver quem a gente ama, e não merece esse amor, nos largando. Faz parte. É a vida. É o aprendizado. É uma lição.

De quanto vale mudar sua vida por alguém?
Nunca mude por ninguém. Ninguém mudará por você e se o fizer, merece todo seu amor, pois a pessoa fez isso porque te ama. Basta saber que sempre terá alguém no mundo que te dá valor pelo que és de verdade. Como pessoa, família, amigo e até um amor.

Que seja bem-vindo o meu recomeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário