segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Época de vestibulares: De repente temos que decidir nossa vida.

Todos começam a te dizer o que fazer, como fazer, ter que estudar direto, o sonho de todos ter a USP no currículo, correr atrás do sucesso. A vontade de pular toda essa parte de "o que fazer?" e aparecer lá na frente com o sucesso nas mãos fazendo o que gostamos. Mas o que gostamos? Nós mesmo sabemos? 
Olhamos ao nosso redor e o que vemos? Pessoas desempregadas, pessoas reclamando do trabalho, pessoas que lutam a vida toda pelo sucesso e não conseguem, pessoas infelizes, pessoas que começam um curso na faculdade e depois descobrem que não gostam disso e claro, pessoas que sempre quiseram algo, fizeram e curso e conseguiram seguir na carreira. Esses são sortudos, sabem o que realmente querem. Mas infelizmente poucos são assim e muitos tem muitas dúvidas sobre isso tudo. E o que fazer quando isso acontece?
Temos que procurar fazer não só um, mas vários testes vocacionais, ver o que gostamos e analisar o crescimento e o campo de trabalho de tal profissão. Ainda assim, muitos ficam confusos e ainda não sabem o que fazer, não é fácil, ninguém disse que seria e há chances de "errar" seu curso de primeira e você sentir muita vontade de trocar. Não é legal se isso acontecer, mas também não é errado você sentir isso. A vida é feita tanto de erros quanto de escolhas, e essas escolhas podem ser erradas. Você não seria o primeiro a errar nisso e nem o último. O que interessa é você saber que é algo pro resto da sua vida, então tem que ser algo que você goste, porque afinal, ninguém quer ser igual aos outros ao nosso redor, certo?
Quer saber? Não faça faculdade como uma obrigação, para ter algo no seu currículo... viva, faça testes em alguns trabalhos e procure o que realmente gosta. Quando achar lute por isso. Não vale a pena gastar seu tempo com as incertezas.
Ou são as incertezas que nos fazem achar o que realmente vale a pena?
Shit, crescer é uma merda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário