sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O problema pode estar em nós mesmos;




 

Adoramos ver defeitos nos outros, mas quase nunca olhamos para nós mesmos. Será que, na verdade, tudo não é nossa culpa? Se em algum momento já parei para pensar "tudo acontece comigo, sempre implicam comigo", será que o problema não é meu, então? É tão difícil ver os nossos defeitos? Até em um dos maiores "problemas" como desilusão amorosa o problema no final pode ser nosso. Afinal, quem mandou você confiar de novo em alguém? Achar que dessa vez seria alguém que ia te aceitar como você é? Com os seus defeitos? Ele foi o trouxa que te iludiu e você foi a idiota que acreditou. Talvez ele não tivesse te iludido e sim te amado de verdade se você assumisse os seus defeitos, soubesse e aprendesse a lidar com eles e melhorasse, porque se você não aceitar isso, quem irá?
  

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Época de vestibulares: De repente temos que decidir nossa vida.

Todos começam a te dizer o que fazer, como fazer, ter que estudar direto, o sonho de todos ter a USP no currículo, correr atrás do sucesso. A vontade de pular toda essa parte de "o que fazer?" e aparecer lá na frente com o sucesso nas mãos fazendo o que gostamos. Mas o que gostamos? Nós mesmo sabemos? 
Olhamos ao nosso redor e o que vemos? Pessoas desempregadas, pessoas reclamando do trabalho, pessoas que lutam a vida toda pelo sucesso e não conseguem, pessoas infelizes, pessoas que começam um curso na faculdade e depois descobrem que não gostam disso e claro, pessoas que sempre quiseram algo, fizeram e curso e conseguiram seguir na carreira. Esses são sortudos, sabem o que realmente querem. Mas infelizmente poucos são assim e muitos tem muitas dúvidas sobre isso tudo. E o que fazer quando isso acontece?
Temos que procurar fazer não só um, mas vários testes vocacionais, ver o que gostamos e analisar o crescimento e o campo de trabalho de tal profissão. Ainda assim, muitos ficam confusos e ainda não sabem o que fazer, não é fácil, ninguém disse que seria e há chances de "errar" seu curso de primeira e você sentir muita vontade de trocar. Não é legal se isso acontecer, mas também não é errado você sentir isso. A vida é feita tanto de erros quanto de escolhas, e essas escolhas podem ser erradas. Você não seria o primeiro a errar nisso e nem o último. O que interessa é você saber que é algo pro resto da sua vida, então tem que ser algo que você goste, porque afinal, ninguém quer ser igual aos outros ao nosso redor, certo?
Quer saber? Não faça faculdade como uma obrigação, para ter algo no seu currículo... viva, faça testes em alguns trabalhos e procure o que realmente gosta. Quando achar lute por isso. Não vale a pena gastar seu tempo com as incertezas.
Ou são as incertezas que nos fazem achar o que realmente vale a pena?
Shit, crescer é uma merda.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Saber o passado de alguém é importante?

Dizem que  aparte ruim do passado de qualquer um é bom esquecer, deixar pra lá, fingir que não aconteceu. Aliás, lembrar que aconteceu, mas deixar o sofrimento dessa parte ruim pra lá e ficar apenas com a lição boa desse aprendizado pro resto da vida. Para não se repetir o mesmo erro. Sei bem disso, pois uns costumavam dizer "errar é humano, persistir no erro é Débora", logo dá pra ver que já passei por isso algumas vezes. 
O passado não é feito para deixar pra trás. É tudo o que se viveu, são memórias... é a sua vida, tudo que você passou, tudo que vai contigo pro resto da vida até a sua morte. De fato, o passado é importante. Não devemos dar tanta importância para o que já aconteceu, pois se já aconteceu nada mudará seja bom ou ruim, mas o passado é o que faz o presente. É o que nos faz ser hoje.
Será que todas as pessoas que convivem com outras sabem seu passado? Suas histórias, seus problemas, suas lembranças, seus passeios, suas decepções, suas alegrias, seus abraços, seus amor... sua vida? Realmente, se já foi, não importa, mas ajuda a entender porque as pessoas são como são agora, hoje. Justifica atos, pensamentos e cria consequências.
Ainda sim, tem pessoas que querem deixar até as coisas boas pra lá, que vivem uma mentira. Pessoas que vivem uma mentira, que a cada dia começam uma nova vida, como se nada tivesse acontecido antes, esquecendo tudo e todos que passaram pela sua vida há meses atrás, apenas, e em um mês está com alguém jurando ser pra sempre, de novo, dizendo que ama e sua vida depende dessas pessoas. O que leva uma pessoa a ser assim? Não se deve viver de passado, mas também não se deve esquecê-lo. Afinal, se a pessoa viveu tantas mentiras e hoje está dizendo que ama alguém e jurando outro para sempre, o presente se tornará passado. e a pessoa nunca pensa que há outros envolvidos e nem todos vivem uma mentira. Nem todos deixam sentimentos guardados em uma caixinha de bloqueios vivendo apenas uma diversão. Alguns sentem de verdade. E o amor é tão grande que te ama sem ao menos te conhecer de verdade, sem saber como você vivia de verdade há meses atrás, anos. Uma pessoa que te ama assim, ama o seu ser de mentira. Você vive uma mentira.
E ainda tem coragem de dizer que o passado não é importante? Uma pessoa só consegue ser assim se sofreu no passado, logo, é tudo uma simples consequência do passado.
Não sinta falta do passado, pois ele não volta.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Que tipo é o seu?

Hoje percebi que existem quatro tipos de pessoas: As que gostam de alguém e gostam de gostar, as que gostam de alguém, mas gostariam de não gostar de ninguém, as que não gostam de ninguém e gostariam de e as que não gostam e querem continuar assim.
De fato é difícil as pessoas estarem felizes com o que tem/são. Sempre querem mudar algo e nunca estão satisfeitos com isso.
Pessoas que gostam de alguém e gostam de gostar, acredito que seja uma pessoa com "sorte". Uma pessoa que sabe como lidar com tal sentimento e sempre se sai bem com isso. Acredito que seja esse o melhor tipo de pessoa. Vejo esses como pessoas sempre felizes, alegres e bem consigo mesmas.
Pessoas que gostam de alguém e gostariam de não sentir nada por ninguém. Vejo essa pessoa como alguém que já sofreu por amor e mais de uma vez, e essa pessoa por não conhecer o lado bom de tal sentimento acha que pode ser melhor deixar isso de lado, querendo assim, não querer gostar de ninguém e lamenta por ainda gostar.
Pessoas que não gostam de ninguém e gostariam de gostar. Bem, foi por uma pessoa assim, conversando hoje, que me inspirou para escrever sobre isso hoje. E posso dizer que conheço bastante tal pessoa. Não que eu tenha uma explicação para isso e todas as pessoas são diferentes, mas uma pessoa assim é uma que adora curtir a vida, talvez já tenha sofrido por amor, mas não necessariamente. Uma pessoa que só quer aproveitar tudo, porém chega uma hora que dá uma vontade de ter algo sério com alguém, ficar pra valer, fazer tudo diferente do que já fez, porém por nunca ter lidado com tal sentimento, não sabe como é gostar de alguém, quando está gostando e isso confunde tudo. A torna cada vez mais confusa e os pessoas vendo de fora, pode ser um jeito que todos desejam ser, por não se preocupar muito com nada, mas todos sentem falta de amor, todos sentem falta de gostar de verdade de alguém. Porque mesmo que seja pra sofrer, todo sentimento traz uma lição de vida para si.
Pessoas que não gostam de ninguém e assim querem continuar. Até hoje só conheci uma pessoa assim e não foi das melhores. Foi alguém muito importante pra mim sem dúvida alguma, mas esse não é o melhor jeito de se viver. Provavelmente alguém assim já sofreu demais em relação ao amor e agora simplesmente não quer ter mais nada com ninguém e até cria um "bloqueio" em si. Problema de lidar com pessoas assim é que elas já sofreram com amor, então não querem fazer ninguém sofrer, logo, um homem (por exemplo) trata a mulher como uma princesa, deixando-a assim, apaixonada, iludida, pois ele tem esse bloqueio em si e na verdade, não é nem que "não quer" mais gostar de ninguém, a pessoa simplesmente não consegue. Talvez um dia, depois de muita luta e quando alguém provar muito amor de verdade para a pessoa ela consiga mudar, mas esse é o que eu não desejo à ninguém ser assim.

Sendo assim, qual será o melhor jeito de se viver gostando de alguém? Talvez o melhor jeito é quando todos descobrirem o que realmente é o amor. Amor é um sentimento lindo, puro, que não faz sofrer. Tem que dar prazer. Não o tempo todo, porém uma pessoa que te faz mal, que te faz derramar uma lágrima por ela, já não é mais digna de tal amor, tal sentimento tão forte.
Infelizmente não escolhemos de quem gostamos ou deixamos de gostar. Isso é uma coisa que simplesmente acontece quando você menos espera e principalmente com quem você menos espera. De repente você não para de gostar de tal pessoa, começa a não imaginar sua vida sem, fecha boa parte da sua vida e seu coração só para essa pessoa. Sabe todos os defeitos da pessoa e mesmo assim a ama, a deseja, a quer. Nunca vai adiantar você por na cabeça "vou começar a gostar dele, preciso gostar dele, quero gostar dele". Não é assim que funciona, ninguém pode gostar de alguém a força, se não, não é sentimento de verdade e sim alguém que está mentindo para si próprio e com algum outro motivo por trás disso. Gostar de alguém vai acontecer quando você se pegar pensando em tal pessoa e de repente um sorriso bobo estampado na cara, e você fica com vergonha. Quando você vê tal pessoa, só de ver, começa a tremer. Só de cogitar ela estar com alguém, se desespera. Mas se quer saber, se você gosta mesmo de alguém é capaz de aceitar todos seus defeitos, aceitar que a pessoa possa ir embora e deixa-lá ir, por mais que você fique mal, só para vê-la feliz, porque é a felicidade da pessoa que importa. E se você for capaz de deixa-lá ir, é o sentimento mais verdadeiro que existe e a maior força que existe em você, pois acredite, é melhor deixa-lá ir, mas isso não significa que você ficará bem, pelo contrário. É aceitar a sua tristeza pela alegria do próximo.

Gostar de alguém pode até ser complicado, mas quem garante que amar e gostar de alguém é tudo isso que disse? Será que eu mesma que já lidei com tudo isso que escrevi, pois não escreveria sem viver, sei o que é amor? Alguém sabe o que é amor? Porque afinal, dizem que as pessoas sempre vão te decepcionar, cedo ou tarde. Mas se pararmos para pensar... e os velhinhos que estão juntos e felizes por uma vida inteira?
É, o amor existe. Basta encontrá-lo e não força-lo a acontecer, quando for para acontecer, ele vai acontecer. E quando você não estiver procurando.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mudar, mudar e mudar.

Sempre falam em mudar. Todos cansam da mesmice da vida. Todos os dias ouvimos alguém reclamar de algo no geral, mas o que você faz para mudar isso? De que vale falar ao invés de fazer? Como sempre, não são palavras que vão te levar a algum lugar e sim ações.
Não basta falar, prove, mude, corra atrás.
Mude por você, mude pelo seu melhor. Mude seu dia-a-dia. Mude as pessoas ao seu redor. Conheça gente nova, lugares novos. Novas aventuras, novas experiências. Um novo jeito de viver. Conheça um jeito de fazer com que tudo de ruim dentro de você vai embora.
Comecei a fazer academia hoje e uma mulher mais velha veio me dizer algo que faz sentido:
Aqui é bom, nos distrai. Jogamos todo o stress pra fora, curtimos o momento, ganhamos saúde, ficamos com gente de todo o tipo, mudamos o ar e até aquela depressão escondida em você, vai embora. As vezes o que precisamos é um simples exercício, como ir a academia. Cada um tem o seu lugar de por tudo pra fora, mas sempre ponha. Não guarde as coisas ruins em você, isso não ajuda nada. E lembre-se, você ainda é jovem, então tira essa carinha e vai em frente que você está no caminho certo.

Depois dessa, quem sou eu para falar alguma coisa, não? Simplesmente mude.

Já diria alguma música, que não me lembro qual, "O impossível é só questão de opinião". 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A hora de recomeçar.

Se acabou é porque existiu. Se terminou é porque começou. Se começou é porque houve sentimento. Se houve sentimento é porque eu te amei.
As vezes paro para pensar e fico preocupada. Vejo o tanto que "já sofri e sofro". São diversos assuntos, não digo apenas de amor, afinal, que adolescente nunca sofreu por amor? Quem nunca derramou uma lágrima por isso? Sentimento que não deveria fazer mal, porém acho que ninguém ao certo sabe o que realmente é o amor. Vamos vivendo com um sentimento muito forte dentro da gente que denominamos amor. Mas sempre vem alguém querendo te reanimar dizendo "se fulano te fez chorar, não é digno do seu amor". E se parar para pensar, não é mesmo. Se o amor é uma coisa linda de se viver, o que seria as lágrimas de tristeza ao redor dele?
Eu tenho apenas 16 anos, mas passei por um tempo que não desejo a ninguém. Uma experiência que foi uma lição de vida. De que vale o amor se não é amado? De que vale acreditar em palavras e não ver atos? Resultados? Ações? De que vale viver, viver, viver, descobrir que foi tudo uma mentira e querer continuar com isso? Mudar sua vida por alguém. Mudar sua vida por amor. Se tem uma coisa que aprendi é que palavras não provam nada. Elas são um nada se não acompanhadas de ações que as provam. Ações que mostram que podes confiar em alguém, que pode amar alguém. Depois que você tiver essa certeza, acredite, confie, viva. Mas se quer saber, não espere nada de ninguém. Melhor não esperar e se surpreender, do que esperar e se decepcionar, se arrepender.
Ao mesmo tempo que acho que sofri, escuto uma música que me faz refletir:
Eu tinha apenas 16 e achava que eu sabia demais 
Tudo o que eu tenha era um quarto e o dinheiro dos meus pais
E alguns amigos que cabiam numa mão 
(Era vazio aquele rio de solidão)

Sei que existem vários tipos de sofrimentos e perto de muitos, se decepcionar com alguém, se iludir com um amor, pode ser um nada, mas se te fez chorar, se te fez triste, considero um sofrimento. Será que é uma coisa tão banal? Será tudo um simples sofrimento adolescente que penso que aprendi demais, que agora serei mais madura e na verdade no futuro vou falar essa parte da letra de mim mesma? "Eu tinha apenas 16 e achava que eu sabia demais". Dá um medo. Dá um bloqueio. Vergonha de falar disso com alguém mais velho. Medo de saber que talvez essa possa ser a verdade, que tudo que sofri e sofro é na verdade tudo em vão, no fundo não é nada e que eu verei que se acho isso sofrimento, a vida ainda me apunhalará muito.
Sofremos porque achamos que é amor. E se achamos que é amor de verdade, queremos a pessoa amada, o amigo amado, o ser amado por perto. E se queremos mesmo por perto, fazemos de tudo por isso. Mudamos quem nós somos para a pessoa nos aceitar. Aos poucos percebemos que nossa mudança é tanta que aqueles que nos amam pelo que realmente somos, sem que precisássemos mudar, nos abandonam. A gente perde tudo, muda não só a gente, mas tudo por uma pessoa. Ainda se a pessoa faz todo esse seu esforço valer a pena, é um lucro. Mas já pensou que louco depois de dar sua vida por alguém, ela virar "vou sumir da sua vida" e sumir mesmo?
Ainda acho banal. Clichê. Um dia verei que é tudo besteira. Mas é uma besteira no futuro que dói no presente. Ver quem a gente ama, e não merece esse amor, nos largando. Faz parte. É a vida. É o aprendizado. É uma lição.

De quanto vale mudar sua vida por alguém?
Nunca mude por ninguém. Ninguém mudará por você e se o fizer, merece todo seu amor, pois a pessoa fez isso porque te ama. Basta saber que sempre terá alguém no mundo que te dá valor pelo que és de verdade. Como pessoa, família, amigo e até um amor.

Que seja bem-vindo o meu recomeço.